Desodorante sem alumínio, sem triclosan e sem parabenos
Usamos desodorante no dia a dia por questões de higiene pessoal, claro!
Mas é importante entendermos que o suor é natural e importante, não é necessário impedi-lo.
O suor tem a função de refrigerar o corpo e por ele também são eliminadas toxinas e substâncias como a ureia, ácido úrico e cloreto de sódio.
O desodorante deve prevenir e neutralizar os maus odores da transpiração permitindo a sudorese natural. Além da ação bactericida diminuindo a proliferação de bactérias. Não deve inibir a transpiração.
Os desodorantes convencionais, geralmente, possuem em sua formulação o alumínio, o Triclosan e Parabenos. Substâncias químicas e nocivas a saúde. Abaixo um trecho do post da @anaturalíssima sobre esses compostos:
Alumínio, triclosan e parabenos (os mais populares nos desodorantes convencionais) são associados com disrupção endócrina: podem ter efeitos sobre o sistema endócrino, que regula a produção de hormônios no nosso corpo, que controlam diversas funções fisiológicas.
- O triclosan, aliás, foi proibido nos EUA em 2016 por estar envolvido no aumento de bactérias resistentes a antibióticos. “Dos ingredientes citados acima, eu diria que ambientalmente o triclosan é o mais preocupante: é bioacumutativo e tem efeitos deletérios ao ecossistema”, diz a bioquímica Eliziane Pozzagnolo. .
- O alumínio (cloridrato de alumínio) , responsável por bloquear a transpiração e, logo, a liberação de toxinas, está no alvo de pesquisas que o associam ao desenvolvimento de câncer de mama. Mas não há nenhuma conclusão definitiva. A endocrinologista Alessandra Rascovski explica que ele pode penetrar na pele e atingir o sistema circulatório. "Os estudos mostram que o excesso deste pode influenciar na causa de câncer, desequilíbrio hormonal e doenças degenerativas".
- Já os parabenos, um grupo de conservantes usados para aumentar o tempo de conservação das fórmulas são bioacumulativos e têm sido identificados isolados em tecido mamário, sangue... “Eliminamos boa parte deles na urina, mas não completamente”, destaca a dermatologista Patrícia Silveira. Nos rótulos eles podem ser encontrados como metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e etilparabeno.
Sabendo disso, que tal optar por desodorantes naturais? Além da preservação da saúde, é um exercício de consciência sustentável.
Conheça nossas opções de desodorantes sem alumínio, com formulação orgânica e vegana:
Sálvia Roll On - Baixa sudorese
Formulação rica em Sálvia, que possui ação dermo-purificante que equilibra a sudorese, atenuando a transpiração, com ações antioxidantes, antissépticas, aromáticas, balsâmicas, cicatrizantes, tônicas, sudoríficas, calmantes, expectorantes e ansiolíticas. A fragrância herbácea e revigorante dos óleos essenciais e extratos em sua composição (Sálvia, Neen, Tea Tree, Cipreste, Patchouli, Cravo, Alecrim e Hamamélis ) proporciona uma ação refrescante, eliminando as bactérias causadoras dos maus odores, mesmo sendo livre de sais de alumínio.
Indicado para média sudorese. A sua formulação é semelhante ao roll on. São os mesmos benefícios, mudando apenas a concentração de ativos.
Aloe Vera Spray - Alta sudorese
Indicado para transpiração mais intensa. Promove ação antisséptica, antimicrobiana e antifúngica, ameniza a sudorese excessiva intensificando sua proteção nos cuidados diários. Em sua formulação, contém a prata em pó de origem natural e certificada possui ação antibacteriana, antimicrobiana e anti-inflamatória de longa duração.
Gostou das dicas?
Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, fala com nossa equipe no email suportetecnico@cativanatureza.com.br ou em nossas redes sociais. Ficaremos felizes em ajudar vocês a garantir a beleza saudável, com mais saúde e respeito ao meio ambiente.