História da Aromaterapia
Nos últimos meses o tema Aromaterapia tem sido amplamente divulgado e comentado e vimos muitas pessoas curiosas sobre a história da Aromaterapia. Afinal, é algo inventado no século XXI?
De forma alguma! É uma história milenar que passou por diferentes continentes e se transformou ao longo dos anos.
Origens da Aromaterapia e Aramacologia
A história do uso de plantas aromáticas é muito antiga! Foram encontrados indícios, que datam de 7000 a 4000 a.C, de combinação de óleos e plantas aromáticas na região do Vale do Indo, no Paquistão.
Os métodos de tratamento ayurvédicos na Índia falam sobre utilização de águas perfumadas há mais de 5mil anos. Especiarias e plantas eram utilizadas para massagens e banhos relaxantes.
No Egito Antigo, é famosa a técnica de embalsamento que desenvolveram com plantas aromáticas como mirra, canela, cravo, entre outras. Era um processo de setenta dias com diferentes essências aromáticas e unções alquímicas feito para preservar faraós e sacerdotes para a entrada no reino dos mortos.
A extração de compostos vegetais era utilizada também pelos sacerdotes para produção de unguentos medicinais, demonstrando domínio de técnicas de extração de compostos vegetais por infusão e por destilação.
Muitos deste conhecimentos sobre usos de ervas e óleos essenciais acumulados entre 2551 a 28 a.C foram registrados em papiros e estão hoje expostos em museus, como no Museu de Leipzig, na Alemanha.
Os registro de uso medicinal de ervas e óleos essenciais mais antigos vêm da China. O Ervário de Shen-nung data foi escrito entre 3700 e 2600 a.C, e traz ensaios e análises da composição de extratos de ervas. Nos tratados encontrados desde período, defendiam que para cada doença havia uma planta que seria seu remédio natural.
A história do uso de plantas aromáticas e extração de óleos essenciais segue pela Babilônia por volta de 1800 a.C, onde táboas com escrita cuneiforme citam 250 ervas e óleos e suas propriedades. Passa pela Grécia, onde nasce a massagem medicinal, e onde muito conhecimento sobre o tema é organizado e transmitido aos romanos.
O uso de plantas aromáticas e óleos se difundiu para a região da arábia no séculos seguintes. Se destaca no período das cruzadas a descoberta do processo de destilação com serpentina refrigerada para extrair óleo essencial, pelo médico e filósofo árabe Avicena. Um grande passo para a produção de óleos essenciais como conhecemos hoje.
Surgimento de Aromaterapia Moderna
A origem do termo "Aromaterapia" vem da década de 1930 na França, no livro do químico francês René-Maurice Gattefossé, para se referir ao uso terapêutico dos óleos essenciais. Este conhecimento também foi amplamente difundido na Inglaterra, onde foi aplicado com maior enfoque no bem-estar e apenas no uso externo, se contrapondo a "aromaterapia francesa", mais voltada ao uso para tratamentos de saúde.
A enfermeira austríaca Marguerite Maury (1895-1967) é conhecida como a mão da aromaterapia. A partir de seus estudos sobre óleos essenciais, ela começou a fazer fórmulas específicas para cada pessoa. Ela escreveu o livro Le capital jeunesse (1961), publicado em inglês como The Secret of Life and Youth. E fundou a primeira clínica de aromaterapia em Londres.
Nós na Cativa Natureza nos alinhamos a aromaterapia inglesa, que não trabalha com ingestão de óleos essenciais, nós trabalhamos com Aromaterapia na estética. Comercializamos óleos essenciais e falamos de propriedades dos produtos, reconhecendo sempre a importância da busca por um profissional Aromaterapeuta qualificado para formulações individuais e uso frequente de óleos essenciais. Reforçamos que, apesar de serem 100% naturais e puros, são substâncias extremamente concentradas, que devem ser usadas diluídas e com cautela.