Os melhores óleos essenciais para mulheres
Descoberta a milhares de anos, a aromaterapia trabalha por meio dos aromas diretamente nosso sistema límbico, trabalhando com nossas emoções! Existem muitos estudos relacionados ao poder dos óleos essenciais para auxiliar em questões relativas a feminilidade.
Escolhemos 4 óleos essenciais que trazem muitos benefícios para nós mulheres, em diferentes fases de nossas vidas:
Óleo essencial de Lavanda
O óleo essencial da calma! O óleo essencial de lavanda é um dos mais utilizados na aromaterapia e traz diversos benefícios para nós mulheres. Relaxa, equilibra, combate a insônia e regula o sistema nervoso, combatendo estresse, depressão e ansiedade.
Só por essas funcionalidade, ele já seria um óleo essencial indispensável, não é mesmo? Mas ele ainda tem propriedades analgésicas, antissépticas e citofiláticas.
Suas propriedades analgésicas faz com que auxilie na redução de dores de cabeça, cólicas menstruais, dores musculares, dores do nervo ciático, artrite e pancadas.
Por ser antisséptico, auxilia no tratamento de furúnculos, cortes, dermatites e psoríase.
E a propriedade citofilática significa que vivifica a célula, tonificando-a e estimulando suas funções biogenéticas.
Óleo essencial de Palmarosa
O óleo essencial da sensibilidade! Acalma as emoções, eleva a autoestima e flexibilidade, proporcionando mais suavidade interior. Com isso, auxilia a diminuir sentimentos de medo, insegurança e timidez.
É um potente regenerador celular, sendo muito bom para peles secas, desidratadas e flácidas. Ele auxilia a reter a umidade dos tecidos, mantendo a pele hidratada e macia.
Auxilia no clareamento de manchas da pele e combate a estrias.
Óleo essencial de Gerânio
Conhecido como o óleo essencial da mulher! Desperta a sensibilidade feminina, acalma e trabalha a afetividade. Ele tem o poder de equilibrar os níveis hormonais, por isso, auxilia no alívio da tensão pré menstrual (TPM) e na menstruação abundante. Também é útil durante o período de menopausa, aliviando o "fogacho".
Óleo essencial de Ylang-Ylang
Conhecido como o óleo essencial afrodisíaco, o Ylang Ylang tem propriedades relaxantes, sedativas, anti depressivas, calmante, antisséptica, desinfetante e balanceadora.
Auxilia no tratamento de tensão crônica generalizada e depressão, abrandando sensações de ir, ansiedade, nervoso, choque, pânico e medo.
Esses quatro óleos essenciais podem nos ajudar muito na jornada por uma vida mais equilibrada e com maior bem-estar. Como sempre, reforço que trazemos aqui um pouquinho do vasto conhecimento da aromaterapia e esperamos que seja um incentivo para continuar buscando aromaterapeutas e mais conhecimento sobre o tema.
Como utilizar os óleos essenciais?
Os óleos essenciais devem ser usados sempre diluídos em óleos vegetais, extratos oleosos, banhos, massagens, compressas, inalações, escalda-pés, aromatizadores de ambiente, difusores elétricos ou aromatizador pessoal. Veja mais sobre as proporções de diluição neste texto que passamos como diluir óleos essenciais.