Memória Olfativa: entenda porque os cheiros trazem tantas recordações
Já se sentiu transportado no tempo por um cheiro?
Em questão de segundos, um cheiro te traz uma memória viva de um acontecimento, despertando inclusive os mesmos sentimentos daquele momento!
Esse é o poder da memória olfativa.
A Memória olfativa é mais duradoura e intensa que a audição e a visão, desencadeando rapidamente lembranças e emoções, por vezes intensas.
Como funciona o olfato e a memória olfativa
Quando um aroma chega às nossas narinas até o teto da cavidade nasal, esse estímulo químico é transformado em estímulo elétrico e levado até o cérebro. A parte do nosso cérebro que processa essa informação é o sistema límbico, a mesma parte do cérebro responsável pela memória, reações instintivas, reflexos e sentimentos.
O olfato é o único dos nossos sentidos que tem ligação direta com a parte do cérebro que rege nossas emoções. Quando sentimos um cheiro, nosso cérebro grava em nossa memória o sentimento que estamos sentindo naquele momento, associando-o ao cheiro. Por exemplo, quando sinto cheiro de bolo assando, me sinto na hora tranquila, feliz e confortável, exatamente como me sentia quando criança, sentada na cozinha da minha avó esperando o bolo terminar de assar.
O poder da memória olfativa para seu bem-estar
Sabendo que o cheiro é guardado em nossa mente junto com emoções, é possível construir boas lembranças associadas a cheiros. Muitas marcas sabem disso e usam muito bem! Desenvolvem aromas próprios e intensificam a memória do tempo que passamos ali naquele espaço.
Em nossas casas, podemos construir também memórias gostosas em família associadas a aromas. Aquele cheirinho suave de capim limão pode acompanhar as sessões de Netflix com a família toda no sofá. E, no futuro, sentir esse cheirinho de capim limão novamente vai te fazer sentir esse sentimento confortável e cheio de amor da família inteira ali junta.