Você sabe o que é Argiloterapia?
Tratamento realizado através da utilização de argilas, podendo ser facial, corporal e até mesmo capilar. Para entender melhor como ocorrem os benefícios desse pózinho vindo da natureza, precisamos saber primeiramente de onde vem a argila.
Oriunda de um tipo de rocha sedimentar, que se origina pela lenta erosão dos granitos formando um material orgânico rico em oligoelementos, na pele a argila atua na reconstrução dos tecidos, no processo de cicatrização, aumenta a oxigenação das células reduzindo o envelhecimento.
Existem disponíveis algumas opções de cores dessas argilas e cada uma delas possui uma característica e propriedade diferenciada por conta da composição dos minerais presentes em cada cor. São elas:
Rica em silício que possui ação purificante, adstringente e remineralizante, é um elemento essencial para o estímulo de produção de colágeno na pele. A argila amarela é indicada para tratamentos cosméticos de revitalização e rejuvenescimento. Pode ser usada em pele delicada e sensível, auxiliando o tratamento da rosácea e psoríase.
Para potencializar o tratamento de pele com rosácea e psoríase, adicione na preparação da máscara, duas gotas de óleo de copaíba e duas gotas de óleo essencial de lavanda.
Os diversos minerais que compõem essa argila, tais como o cobre, zinco, magnésio, fósforo e potássio, auxiliam na redução e controle da oleosidade excessiva, devolvendo o equilíbrio natural da pele. Possui ação adstringente, tonificante e estimulante, é indicada para peles normais, oleosas e com acne.
Para potencializar o tratamento da pele oleosa e acneica, adicione na preparação da máscara, duas gotas de óleo essencial de tea tree.
Possui propriedades suavizante e hidratantes. Rica em alumínio e antioxidantes que auxiliam no clareamento de manchas e hidratação da pele. Pode ser usada em todos os tipos de pele, principalmente para peles ressecadas e manchadas.
Para potencializar a ação clareadora, adicione na preparação da argila duas gotas de óleo essencial de laranja doce, tenha o cuidado de fazer a aplicação da máscara somente à noite.
Também conhecida como lama negra ou lama vulcânica, é a mais nobre de todas as argilas. Riquíssima em importantes minerais, entre eles, silício, titânio e alumínio. Auxilia na redução de manchas e linhas de expressão, além de possuir ação desintoxicante, diminuindo a oleosidade e oxidação cutânea.
Rica em ferro e hematita. É tonificante e estimula a produção de colágeno e elastina suavizando rugas e linhas de expressão, possui efeito tensor brando, estimula a circulação revitalizando a pele seca e opaca. Indicada para pele madura.
Para potencializar o efeito tensor e estimulante do colágeno e elastina, adicione na preparação da máscara, uma gota de óleo essencial de gerânio.
Para a utilização das argilas é preciso dissolvê-las, o que pode ser feito tanto em água filtrada como em hidrolatos e potencializado com óleos vegetais e essenciais.Então, tenha seu objetivo e tipo de pele em mente antes de utilizar esses cuidados, saiba exatamente qual o óleo correto utilizar e a quantidade.
A utilização de argilas para o tratamento corporal pode acontecer da mesma forma que a facial, na construção de máscaras que entrarão em contato com o corpo por um certo período de tempo. Já para tratamentos capilares é recomendado o uso como esfoliante para a limpeza do couro cabeludo (no caso da argila preta).
Existem alguns detalhes que precisam ser pensados na hora de se utilizar da argiloterapia. Mas tendo em mente qual seu tipo de pele e qual tipo de tratamento pretende fazer, ficará mais fácil escolher a argila correta e o óleo essencial perfeito.
Se quer saber sobre argilas e óleos essenciais, acesse nosso site.
Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais novidades e dicas.